Subscribe Now
Trending News

Pinheiro Preto

Apresentação

Pinheiro Preto cresceu ao longo da ferrovia e do Rio do Peixe. A construção da estrada de Ferro São Paulo- Rio Grande, em 1909 teve grande importância na constituição do município, pois alguns trabalhadores permaneceram no local, mesmo após sua conclusão. Entretanto, sua colonização teve início somente em 1917 com a chegada dos primeiros colonizadores. Em 1921 o primeiro imigrante italiano, iniciou e desenvolveu a cultura da uva, hoje cultivada por muitos produtores e vitivinicultores. A origem do nome vem da época da construção da estrada de ferro, onde ao longo da via em construção, os responsáveis pelos trabalhos guiavam-se por pontos de referência por eles escolhidos. Ao se aproximarem do local onde nasceria o município de Pinheiro Preto, os trabalhadores identificaram, em meio a imensa floresta, uma gigantesca araucária, completamente enegrecida pela ação do fogo.

Hoje, Pinheiro Preto é um dos maiores produtores de uva e vinho de Santa Catarina. Com aproximadamente  3.500 mil habitantes e 24 industrias produtoras de suco de uva e vinho, o município é responsável por mais de 50% do vinho produzido no estado.

Atualmente, além do vinho e da produção de frutas, Pinheiro Preto é destaque na bovinocultura do leite e também na produção de suínos. Leis de incentivo, fazem o município atrair inúmeras empresas, entre elas destacam-se as do segmento de papel e celulose.

Dos pomares surgem belos cenários em todo o território do município. Pinheiro Preto, também apresenta grande potencial turístico.  Integrante do roteiro “Vale da Uva e do Vinho” seus inúmeros atrativos o transformam em um encantador destino para quem procura beleza, história e os prazeres de um bom vinho!

Convidamos todos a conhecerem as riquezas e belezas de Pinheiro Preto!

*Prefeitura Municipal –  Tel.: (49) 3562-2000
*Diretoria de Turismo e Cultura –  Tel.: (49) 3562-1414

Dados do Município

Região Turística: Vale dos Imigrantes
Área: 61.461 km (IBGE/2016)
População: 3.473 habitantes (IBGE/2022)
Latitude: 27°03
Longitude: 51°13
Altitude: 696 m
Cidades próximas: Videira, Tangará, Ibicaré, Treze Tílias, Iomerê.

Vale dos Imigrantes

IDMS de Pinheiro Preto

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Pinheiro Preto.

Saiba Mais

Localização